top of page
Buscar
  • Foto do escritorJaqueline Dulce Pacheco

Pérolas de um Recrutador

Este artigo é pra compartilhar um pouquinho do que um recrutador passa, caso se torne divertido, foi mera coincidência, mas já aviso, temos um alerta de boas risadas.


Estando diante de um processo seletivo, nos deparamos com diversas situações, muitas delas, são inusitadas. Certa vez, um jovem apareceu na entrevista on line com a cabeça enrolada numa toalha e num roupão de banho, quando perguntamos se ele estava pronto para entrevista, ele respondeu: “sim, estou mais que pronto.” Obviamente foi dado espaço para que ele se sentisse a vontade de explicar a situação, e por sua vez, ele disse que era inverno e estava com frio.


Neste mesmo dia, outro fato inusitado, a candidata estava escondida literalmente dentro do banheiro da própria casa, e ela já iniciou a entrevista dizendo: “Me escondi para a entrevista no banheiro, porque as crianças aqui de casa me deixam louca.”


Muito comum encontrarmos candidatos que fazemos todo o processo seletivo, da apresentação da oportunidade, testes, à entrevistas, e depois de passar por tudo, faz aquela perguntinha básica: “pra que vaga é mesmo?” aquele instante que você percebe que nada fez sentido até aquele momento.


E o candidato que pergunta: “Pra ser biomédico eu preciso cursar faculdade de biomedicina?” Não sei se você pensaria isso, mas neste momento eu tenho até vontade de responder: “Não, pode ser faculdade de Direito mesmo.”


São tantas as histórias que citar todas aqui, não seria possível, mas dar uma ideia do que um recrutador enfrenta diariamente, é realizável eu diria. Numa agencia como a nossa, são muitos os candidatos que atendemos no dia-a-dia, muitas histórias lindas, comoventes, outras de superação, carreiras de sucesso, ou em transição, fazendo a nossa rotina ser ainda mais dinâmica, movidos pela empatia, pois empatia move o mundo, e com certeza o profissional de RH.


Encontramos diversos apelos nas redes para que os recrutadores deem respostas humanizadas a todos os candidatos que participaram do processo, então já deixo meu pedido de desculpas aos mais de 10 mil candidatos do nosso banco de talentos, entrevistados nos últimos 6 meses, uma parte deste quórum receberam nossos e-mails informando o resultado negativo pois era inviável ligar a todos. Mas com certeza tinha seu nome no e-mail, então era pra você sim, e será um prazer responder no whats ou a sua ligação, caso queira um retorno mais eficaz. Aliás, você sabia que pode e deve ligar para o recrutador?


É, a vida de recrutadores, entrevistadores e/ou consultores de carreira não é melzinho na chupeta não... Muitas vezes somos ofendidos por não poder seguir adiante em um processo seletivo com o candidato que não se encaixa no perfil da vaga, ou ainda passamos por situações como algumas citadas anteriormente, mas na grande maioria das vezes, encerramos nosso dia sabendo que entregamos o nosso melhor, tentamos ajudar ao máximos candidatos e empresas, e ainda conhecemos pessoas que tem gratidão no olhar, no falar, no pensar e no agir, e isso faz toda a diferença!

Quer ler mais conteúdos como esse?

Navegue em nossos conteúdos aqui no blog!

82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Respeito

bottom of page