top of page
Buscar
  • Foto do escritorJaqueline Dulce Pacheco

Empowerment – como está o empoderamento do seu time?

Quanto mais se pensa em autoritarismo, modelos tradicionais de hierarquia, mais distante estamos da expectativa que as empresas possuem frente ao seu quadro de colaboradores. E é por isso que começo este texto com um título que faça cada leitor pensar sobre a situação real de seu engajamento, seja como uma parte do time, seja como um líder.

Atualmente, dentro das organizações, empowerment significa descentralizar as decisões da gestão, tirar a responsabilidade de uma única pessoa e distribuir de acordo com a pessoas e áreas envolvidas. O segredo está em preparar, capacitar, empoderar colaboradores para que tomem as decisões mais assertivas possíveis com autonomia e responsabilidade.



Nesse processo, o empowerment exige que as lideranças invistam tempo e know how para instruir cada liderado, sempre com base na confiança que será estimulada pela gestão. Dessa forma os times se mantem engajados e com propósitos que denotam suas certezas num crescimento sólido e forte dentro da empresa.

Para que esse empoderamento seja de fato alcançado, se faz necessário desenvolver 4 fatores fundamentais pra essa nova cultura. São eles:

Autoridade/Poder: Os resultados oriundos de comportamentos, decisões e de produtividade, deixam de ser parte de uma representação teatral, ou seja, não é porque o líder está presente e sim porque se sentem parte do processo e responsáveis por ele. Não se faz necessário autoritarismo, este por sua vez, é substituído pelo senso de responsabilidade e comprometimento.

Mindset / Desenvolvimento: Como tomar decisões sem conhecimento? Sem técnica? Ou até mesmo sem dominar as estratégias do negócio?

O empoderamento se dá através do conhecimento de fato sobre algo, portanto para obter tomadas de decisões que façam a diferença é fundamental investir no desenvolvimento e capacitação de sua equipe.

Treinar a mente de seus colaboradores para um know how de excelência não trará resultados somente para o time, mas para uma sociedade como um todo, onde pessoas se tornam mais fortes, empoderadas, seguras de si e cientes de suas responsabilidades.

Liderança: Quanto mais compreende-se que a liderança se dá pelo senso de responsabilidade e confiança, mais conquistamos um time forte, envolvido e aplicado.

De mãos dadas com sua equipe, os resultados além de somados são partilhados entre todos. Sozinho um gestor não poderá elevar números, nem realizar grandes conquistas.

Motivação: Em qualquer ambiente, estar motivado é imprescindível para uma visão positiva dos comportamentos.

Sendo assim, o clima da empresa passa de nível pois os colaboradores estão envolvidos num processo de autodesenvolvimento, auto gestão, desenvolvendo competências e fortalecendo habilidades com atitudes que mudarão os cenários contrários.

De maneira sustentável o crescimento se dará em todos os âmbitos, e profissionais mais preparados estarão a frente dos processos de seu negocio.

Para tanto, crie uma cultura Top Down onde o compartilhamento de informações acontece de fato em todos os níveis envolvidos, dê suporte e estimule que as pessoas decidam, façam, executem, liderem, tomem a frente. Acabe com os impedimentos cheios de burocracia que estacionam ideias e soluções.

Esteja pronto para voar com sua equipe!

Jaqueline Dulce

CEO Work Estágios


151 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Respeito

bottom of page